terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento de Leitura e Escrita


DENISE MARA FRANCO AMORIM (Cursista)
Lins-SP
Minha experiência com a leitura ocorreu de forma um pouco diferente. Eu já era grande, meu pai ainda me pegava no colo e lia historinhas ou até mesmo contava histórias para mim. Aquilo soava tão gostoso que eu até dormia.
Lembro-me que o primeiro livro que li, alás, que "devorei" foi: Os dez negrinhos, da Ágatha Christie. Amei tanto que a partir daí não parei mais de ler. Como é gostoso descobrir esse mundo de fantasia e sonhos.


DIRCE MARIA CULURA (Cursista)
Cafelândia-SP
Até os 10 anos de idade morei  no sítio e estudei da 1ª à 4ª série  em escola da zona rural, infelizmente não tinha biblioteca na escola, era muito difícil ter acesso a livros , lia apenas os textos da cartilha, em casa também não tinha livros, então eu praticava leitura com jornais velhos que chegavam até minha casa embrulhando as compras feitas por  meu pai  na cidade. Meus pais não tinham estudo, mas mesmo assim me incentivavam muito a estudar, quando minha mãe percebeu que eu gostava de ler os jornais ela passou a desembrulhar os pacotes com cuidado para não rasgá-los e os guardavam para mim. Um dia comentei com minha professora da 2ª série sobre a leitura dos jornais e falei que gostaria muito de ter alguns livros diferentes, então a partir desse dia ela começou a levar gibis para eu ler, alguns emprestados, outros ela deixava comigo e eu os lia e relia várias vezes. Acho que isso influenciou mutio no meu gosto pela leitura, pois até hoje gosto de ler HQs, inclusive já desenvolvi projeto de HQs com três turmas do 7º ano e foi um sucesso. Os alunos leram várias HQs e a que mais gostaram foi "Aú, o capoeirista" de Flávio Luiz, o produto final do projeto  foi a criação de HQs utilizando o software HagáQuê. 


EDNEIA APARECIDA ESCOSSIATO (Cursista)



Eliane Cristine Covolo Coura (Cursista) 
Lins-SP 
Uma experiência que tive com a escrita foi quando resolvi fazer um livrinho de histórias com meus alunos do 5° ano, todos escreveram, a partir do tema apresentado por mim, depois fiz a correção devolvi a eles para que reescrevessem e finalizei com a minha digitação. Durante esse trabalho fui me envolvendo nas histórias e acabei, em algumas, acrescentando ideias para melhorar o texto. A minha vontade era de mudar algumas coisas, mas não poderia, pois modificaria a ideia central dos alunos. Naquele momento pensei o quanto deve ser interessante ser escritor.


GLAUCIA REGINA TOMAZINI MELIN SPADARI (Cursista)
Birigui-SP
Minha primeira experiência  com um livro foi quando eu era bem pequena, ainda não sabia ler. Só sei que eu amava aquele livro, ou os pedaços que tinha dele. Não sei de onde ele surgiu, visto que morávamos num sítio e e meus pais nunca teriam condições de comprar um para mim.  Ele ficava guardadinho nas minhas coisas e tinha muito apreço por ele.  Depois quando viemos morar  na cidade lembro que minha mãe comprou uma sándalia para mim e de brinde veio um livrinho da Rapunzel.  Este foi meu segundo livro, eu lia e relia a estória um monte de vezes.  Este foi o contato que tive com a literatura na infância. 
Depois quando fui pra escola lembro que  apenas usávamos a cartilha para aprender as letras  e nada mais.  Os professores  do primário nunca levavam os alunos para conhecer a biblioteca, eu acho que nem sabia  que existia   uma ali. Hoje, sou casada e tenho uma filha de dois anos. Sempre deixo livros para ela ver e ela adora  os desenhos das estórias  e já fica contando histórinha. Quero passar para ela desde pequena o gosto pela leitura. 


Um comentário:

  1. Meninas, muito interessante e novo para mim ter contato com o nosso Blog. Valeu, Gláucia.

    ResponderExcluir